O governador Rafael Fonteles (PT-PI) participou, nesta quinta-feira (18), do lançamento da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer). O evento foi realizado no Palácio de Karnak e na oportunidade foi assinado o memorando de entendimento (MOU) com a finalidade de firmar a parceria entre os colaboradores correalizadores da conferência.
A Citer é uma correalização do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU); e do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima). O lançamento da Citer também contou com a presença do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, do representante residente do PNUD e da presidente do Icima, Ana Paula Moura Rodrigues.
"Com essa Conferência estamos colocando Teresina e o Piauí no centro do debate global sobre energias renováveis, transição energética, com apoio do PNUD, da ONU, do Encima. Assim garantir que aqui no Estado, tenhamos três dias de debates e ações intensas nessa linha das energias renováveis, que é uma vocação natural do Piauí e do Brasil. É uma oportunidade única para sociedade, para os empreendedores e para nosso Governo e aproveitar para colocar cada vez mais o Piauí na vanguarda desse movimento global de mudança dos combustíveis fósseis para os combustíveis renováveis”, disse o governador Rafael em conversa com a imprensa.
presidente do ICIMA, Ana Paula Moura, disse que é necessário debater o tema com a população e concretizar sobre a importância do debate. "O Piauí está na vanguarda na parte de energias renováveis e hidrogênio verde. A conferência veio para o Piauí. Serão 45 mesas simultâneas acontecendo. A Citer é um evento grandioso que vai dar oportunidade para que a população participe desse debate que será realizado, o evento é gratuito e vai acontecer de forma híbrida. Teremos painéis como energias renováveis, hidrogênio verde, mudanças climáticas. 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, então, são diversos temas que vão ser debatidos nestas mesas. Alpem desses painéis vão ter diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo. Estamos caminhando, mas todos sabemos que não só no Brasil como no mundo, a pandemia provocou retrocesso dos avanços. P brasil precisar avançar muito para alcançar os 17 objetivos. Precisamos debater e conscientizar a população quais são os 17 objetivos da ODS", disse Ana Paula.
O curador da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis, professor Ênio Pontes, falou das condições favoráveis do Estado para produção de energia limpa. "A conferência vai focar em vários temas relacionadas a solar, energia eólica, biomassa e o hidrogênio verde ele entra na questão. O Piauí tem se destacada com a questão das energias renováveis. Para produzir hidrogênio verde, você precisa usar as energias renováveis através da eletrolise que é quebra da molécula da água onde obtém o hidrogênio, que vem uma fonte limpa. O Piauí tem todas as condições de favoráveis para essa questão", disse Ênio Pontes, curador da Citer.
A Citer será realizada nos dias 3 a 5 de junho de 2024, no Centro de Convenções de Teresina (Pl). Em formato híbrido (presencial e virtual), terá como tema central "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável".
O principal objetivo do evento é promover diálogos entre os setores da sociedade e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase no papel do hidrogênio verde na transição energética global.
Temáticas do evento
O evento contará com várias atividades dentro das temáticas de tecnologias e energias renováveis. São elas: painéis de debate, feira de negócios de energias renováveis, espaços de networking, atividades culturais, de popularização da ciência, de educação ambiental e visitas