** Portal R10 - https://www.portalr10.com/noticia/128857/piaui-ganha-destaque-e-vai-sediar-conferencia-internacional-de-tecnologias-das-energias-renovaveis
O governador Rafael Fonteles lançou nesta quinta-feira (18), a primeira Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), no Piauí. O evento vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2024, no Centro de Convenções de Teresina. O lançamento contou com a presença do representante residente do PNUD no Brasil, Cláudio Providas, da presidente do Icima, Ana Paula Moura Rodrigues, além de demais autoridades.
Durante a solenidade que aconteceu no Palácio de Karnak, foi assinado um memorando de entendimento (MOU) entre o Governo do Piauí, o PNUD e o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), que tem como o objetivo de promover o diálogo entre os setores da sociedade e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase no papel do hidrogênio verde na transição energética global.
Segundo o governador, será a primeira conferência internacional do Brasil sobre o tema com a aprovação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e tem como objetivo colocar Teresina e o Piauí no centro do debate global.
"Teremos três dias de debates e ações intensas nessa linha das energias renováveis, que é uma vocação natural do estado. Será uma oportunidade para a nossa sociedade, empreendedores e governos aproveitar para colocar, cada vez mais, o Piauí na vanguarda desse movimento global de transição energética, de mudança gradativa dos combustíveis fósseis para os combustíveis renováveis", disse o governador.
Além da conferência, demais eventuralidades acontecerão no estado o colocando no centro do debate mundial, sediando eventos importantes, como a segunda reunião presencial da Força-Tarefa do G20, com 52 delegações internacionais; a Campus Party, evento de inovação tecnológica; e na primeira semana de junho, a grande conferência das Nações Unidas para Energias Renováveis.
A presidente da ICIMA, Ana Paula Rodrigues, ressaltou que a realização dessa conferência em Teresina é fundamental, pois está alinhada com os objetivos do Governo do Estado de abrir o Piauí para o mundo.
"É por isso que o Piauí está nessa vanguarda na área de energias renováveis e do hidrogênio verde. Serão 45 mesas simultâneas acontecendo. A CITER é um evento grandioso, que vai dar oportunidade pra que a população participe desse debate, o evento é gratuito, vai acontecer de forma híbrida, então no presencial e também no virtual e nós vamos ter painéis com energias renováveis, hidrogênio verde, mudanças climáticas, transição energética, então são diversos temas que vão estar sendo debatidos", diz Ana Paula.
curador da Conferência Internacional de Tecnologias e Energias, Ênio Pontes, explica como o Piauí se destaca e favorece na produção do hidrogênio verde.
"É altamente relevante poder estar trazendo aqui uma questão que é de interesse mundial, todo o planeta está correndo atrás dessa nova tecnologia, pessoal da Austrália tem colocado isso como prioridade, europa, e o Piauí se destaca por possuir condições favoráveis: ventos, sol abundante. Uma posição estratégica para a produção do hidrogênio verde", explica o curador.
Sobre a CITER
A Citer é uma correalização do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU); e do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima).