Pular para o conteúdo

Piauí sediará conferência internacional de energias renováveis em junho

Piauí sediará conferência internacional de energias renováveis em junho

19/04/2024 17:07 CITER Admin
Piauí sediará conferência internacional de energias renováveis em junho

O Estado do Piauí dará um importante passo rumo às discussões que envolvem a transição energética. Isto porque, entre os dias 03 e 05 de junho de 2024 acontece em Teresina, a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER. A conferência foi lançada nesta quinta-feira (18), em solenidade no Palácio de Karnak, sede do governo do Estado do Piauí.


A CITER será múltipla e contará com 45 grandes painéis de discussões em nível local, regional e internacional. O evento é correalizado pelo Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente – ICIMA, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) e Governo do Estado por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), que assinaram o memorando de entendimento firmando parceria no compromisso com uma transição energética justa e sustentável.

O Representante Residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, destacou durante o lançamento a importância da CITER para as discussões sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase especial no papel do hidrogênio verde na transição energética global.

“Piauí está tomando uma liderança muito importante com esta conferência. O hidrogênio verde se apresenta no mundo inteiro como uma promessa de um recurso muito mais sustentável e que pode gerar os empregos. Todo o nosso apoio para garantir que esta conferência, que é a primeira, seja um êxito mundial e traga resultados para todas as instituições que estarão presentes e toda a população do estado do Piauí”, destacou Providas.

O governador Rafael Fonteles foi enfático em sua fala durante a solenidade. “O Piauí tem plena de condições de estar na vanguarda. Não tenho dúvidas que Teresina será a capital do futuro. Eventos como a CITER corroboram com tudo que estamos construindo. A vocação do Piauí para a transição energética é mais do que óbvia. Temos que trazer isso para a realidade, para a transformar a vida do nosso povo”, frisou o governador.

Hoje, o Piauí possui um dos maiores projetos de hidrogênio verde no mundo. São investimentos do Governo do Estado e companhias europeias na ordem de R$ 200 bilhões ao longo dos próximos 10 anos, com geração de mais de 20 mil empregos em diversos projetos. Serão mais de  20GW de potência gerados. “A CITER é uma conferência para o mundo, mas que os benefícios dela estarão acontecendo aqui e, com certeza, serão muito bem aproveitados pelas nossas universidades, empresas e pelo Governo do Estado”, completou Rafael Fonteles.

A Investe Piauí é a pasta responsável pelas ações do governo do Estado do Piauí, com foco nessa transição energética. “Será um momento importante para propiciar a apresentação do maior evento relacionado a energias renováveis, hidrogênio verde e meio ambiente que ocorrerá no Piauí, e contará com a presença de diversos agentes e representantes de todo o país e do exterior. Será um evento de importantes discussões sobre o tema e sobre as grandes oportunidades que o Piauí tem nessas áreas específicas”, falou o vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo.  

A presidente da ICIMA, Ana Paula Rodrigues, ressaltou que a realização dessa conferência em Teresina é fundamental, pois está alinhada com os objetivos do Governo do Estado de abrir o Piauí para o mundo. Além disso, o evento é uma oportunidade de debater sobre importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris.

“A CITER é grandiosa em vários aspectos. Destaco aqui os 45 painéis que trarão palestrantes e personalidades do mundo inteiro e do Brasil para enriquecer o debate. Vamos ter essa liberdade de ir além das fronteiras do Brasil a fim de promover a conscientização global sobre a importância das energias renováveis, uma solução viável para necessidade de um enfrentamento das mudanças climáticas”, destacou Ana Paula Rodrigues.

Sobre o evento

A Conferência pretende também elevar a consciência da sociedade sobre as consequências do avanço das mudanças climáticas e debater sobre importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e as metas do Acordo de Paris.

A CITER acontecerá entre os dias 03 e 05 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, em formato híbrido e gratuito com palestrantes internacionais e nacionais e contará com mais de painéis temáticos simultâneos, exposições, troca de experiências, atividades culturais, acesso à ciência, entre outras atividades. O evento é gratuito. As inscrições iniciam em breve no site oficial do evento: www.citer.com.br.