Pular para o conteúdo

Instituto Federal do Piauí se prepara para a CITER 2024

Instituto Federal do Piauí se prepara para a CITER 2024

22/05/2024 09:34 CITER Admin
Instituto Federal do Piauí se prepara para a CITER 2024

IFPI levará estudos, pesquisas e soluções para a geração de energia limpa para a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis, com o intuito de incentivar a difusão de ideias no setor

De 3 a 5 de junho de 2024, o Centro de Convenções de Teresina, no Piauí, sediará a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER, que reunirá em um único local especialistas renomados, acadêmicos e pesquisadores, representantes governamentais, empresários do setor de energias renováveis, representantes da sociedade civil e de organismos internacionais.

Tido como um acontecimento de grande relevância para o estado sede – um dos maiores do Brasil no setor – e para as futuras gerações, o professor e doutor Gilvan Moreira da Paz, do Instituto Federal do Piauí (IFPI) fala sobre o legado que um evento dessa magnitude deixará para a sociedade.

“A CITER trará para a sociedade piauiense informações que poucos conhecem. Sabemos que o Piauí tem um potencial enorme para a produção de energia limpa, devido a insolação que temos durante todo o ano. O Piauí já é um dos maiores produtores de energia limpa do país. A partir do momento que trazemos esse debate, por meio de uma conferência tão importante, colocando-o em evidência para a nossa sociedade, e a importância que nosso estado tem para o fornecimento de energia limpa, passamos a olhar para as políticas públicas relacionadas às energias renováveis e o impacto que elas têm para a sociedade”, destaca o pesquisador.

Segundo o docente, a IFPI oferta diferentes tipos de ensino, que vão da área técnica ao mestrado, trabalhando, em especial, a qualificação na área de energia renovável, agregando novos conhecimentos.

Desde a confirmação do evento, a instituição vem se preparando para participar dos diversos painéis, assim como os alunos, que terão a oportunidade de experenciar na prática debates e conhecer novas tecnologias, para a geração do hidrogênio verde, entre outras modalidades de energia limpa.

“Vimos preparando nossos alunos, tornando-os cada vez mais conscientes, por meio das práticas em laboratórios, pesquisas e diferentes atividades de extensão. A gente vem instruindo nossos alunos, especialmente ensinando-os que eles são multiplicadores, que futuramente os mesmos irão se beneficiar e serão os responsáveis por todas as políticas e ações nesse sentido”, detalha Gilvan Moreira da Paz.

O evento

Com uma programação abrangente e diversificada, o evento ocorrerá de forma híbrida (presencialmente e virtualmente), com tradução simultânea, e terá painéis de diálogos, Feira de Negócios das Energias Renováveis, espaços específicos de networking, atividades de popularização da ciência (CITER POP) e de educação ambiental, atividades culturais e intervenção urbana, além de visitas técnicas às empresas do setor de energias renováveis.

Os interessados já podem realizar suas inscrições, por meio do link, e terem a experiência de conhecer novas tecnologias sustentáveis de produção de energia.

Como correalizador, o IFPI estará representado durante os três dias e, para isso, Moreira Paz explica que houve grande mobilização interna do corpo docente da instituição, formando uma comissão, que levará à CITER tópicos importantes para o mercado e para o futuro do planeta. “Tudo isso foi feito para oferecer à CITER o que o IFPI tem de melhor. Ao mesmo tempo, o IFPI está alinhado com as outras instituições de ensino, onde foi criado um núcleo de estudos avançados em energias renováveis, que visa desenvolver projetos e ações de popularização da temática a aproximando-a da sociedade. Ao mesmo tempo, estamos usando essa estrutura para a conexão com diferentes grupos de pesquisa do país, para trazermos esse assunto para dentro do Piauí e da academia”, conta o doutor e pesquisador. “Logo, logo poderemos oferecer soluções para os desafios da produção de energia limpa.”

Negócio do futuro

A expectativa dos organizadores e participantes da CITER é que os frutos beneficiem toda a sociedade, pensando no futuro do planeta. “A partir do momento que investidores, os principais players [do setor] estarão no Piauí, verão o que o estado tem para oferecer, assim como os painéis, eles verão o potencial de inovação que a nossa academia pode trazer ao processo. A CITER é uma grande oportunidade e uma grande virada de chave sobre a compreensão do hidrogênio verde e da energia limpa para o cidadão do Piauí e para o mercado.”

O hidrogênio verde é considerado a fonte energética do futuro, podendo ser gerado a partir de geradores eólicos, solar, entre outras renováveis.