Pular para o conteúdo

Artista leva muralismo em benefício do meio ambiente para as ruas de Teresina

Artista leva muralismo em benefício do meio ambiente para as ruas de Teresina

27/05/2024 16:06 CITER Admin
Artista leva muralismo em benefício do meio ambiente para as ruas de Teresina

LuRebordosa será uma das interventoras artísticas que deixarão a marca da CITER nas vias da capital piauiense durante a evento que ocorre entre os dias 3 e 5 de junho

Uma das marcas que serão deixadas como marco da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis – CITER serão as intervenções urbanas, com pinturas de artistas convidados pela organização. Painéis com pinturas destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) serão espalhados por Teresina, capital que receberá, entre os dias 3 e 5 de junho, um dos maiores eventos do mundo no gênero, no Centro de Convenções.

Entre convidados está LuRebordosa. A “artivista” – que une na mesma palavra os adjetivos artista e ativista – possui uma carreira profissional de ao menos 20 anos, mas sua paixão pela pintura e outras vertentes da expressão humana vem desde a infância. Sua marca será deixada no muro da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em frente ao Cemitério São José, em Teresina.

Em seu trabalho para a CITER, Lu conta que buscou retratar alguns pontos, como o combate ao racismo, a consciência ambiental, a paz e justiça social, e a igualdade de gênero. “Na intervenção que estou fazendo, vou retratar três mulher: uma indígena, uma afrodescendente e uma de gênero fluído – que não se identificam com apenas um tipo de gênero e engloba, entre outros, mulheres trans”, conta a artivista.

Em seu trabalho, LuRebordosa conta que usa cores fortes e que suas intervenções também são feitas com caráter ambiental, inclusive, no material que é utilizado por ela. “Até minhas latas de spray eu tento reaproveitar e quando não dá eu reciclo. Estou tentando parar de usar o spray e passar para outros materiais, pois sei que ele pode prejudicar o meio ambiente também”, afirma a artista.

Consciência ambiental

LuRebordosa conta que tem ascendência indígena e que já morou na comunidade Cuinarana, o que lhe faz ter mais atenção ao meio ambiente. Ela alerta para o despejo de esgoto nos rios de Teresina, mas vê com bons olhos a iniciativa do governo e dos órgãos envolvidos na CITER em promover programas voltados à energia renovável.

“Sabemos que muitas ideias ficam apenas no papel, mas estamos aqui fazendo nossa parte. Precisamos pensar no meio ambiente, pois depois que tudo estiver destruído, não haverá dinheiro que pague por ele”, alerta a artista. “Não gosto do termo desenvolvimento sustentável. Acredito que devemos ter um envolvimento sustentável, com cidades mais diversas, inclusivas.”

Intervenções

Os muros que sofrerão intervenção receberão pinturas com os temas das ODS, como educação de qualidade, igualdade de gênero, energia limpa e acessível, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, paz, justiça e instituições eficazes e igualdade racial.

A artista

Luciana leite, conhecida como LuRebordosa, é uma artista nordestina multifacetada, que atua como muralista, ilustradora, arte educadora e produtora independente. Com uma formação extensa, que inclui ciências sociais, artes visuais, história da arte, antropologia e educação, sua obra e pesquisa abordam o silenciamento de mulheres na história da arte e celebram saberes e narrativas femininas. Desde 2013, ela se dedica à arte urbana, especialmente graffiti e muralismo, e ilustrou vários livros infanto-juvenis e outras produções visuais.

Crédito: Luiz Gustavo